quinta-feira, 10 de julho de 2014

Doenças mais comuns em chinchilas.




Chinchilas são animais que quando bem tratados, limpos e alimentados raramente ficam doentes. Não contraem parasitas e não precisam ser vacinadas.
Porém é sempre bom conhecer algum veterinário (especifico para animais exóticos) próximo á sua casa, caso aconteça alguma emergência, e para eventuais consultas, pois assim se você estiver em alguma emergência, você não perderá tempo procurando um veterinário especializado, considerando que alguns veterinários não oferecem atendimento caso você não seja cliente da clinica. (você pode consultar algum criador de chinchilas, pode ser o veterinário de quem te vendeu a chinchila, pois alguns veterinários podem te "enrolar").

MÁ OCLUSÃO DENTÁRIA.

Por serem roedores os dentes das chinchilas nunca param de crescer, portanto nós devemos estar sempre providenciando alfafa, brinquedos, e outros para que elas possam roer e se divertir, além de evitar cáries.

A má oclusão dentária acontece quando a chinchila tem o crescimento excessivo ou inadequado dos dentes tornado assim a mordedura irregular. Sendo causada pela genética, falta de desgaste, ou até mesmo pela má formação dos dentes.
A chinchila se torna apática, perde o apetite, se torna mais seletiva aos alimentos, perde peso e nos casos mais graves a babar e lacrimejar, podendo causar até a morte do animal, se não tratada á tempo.
Ela deve ser levada á um veterinário o mais rápido possível para que ele possa serrar os dentes serrar os dentes, pois caso contrario o tratamento pode não ser viável levando assim ao falecimento do animal.
A má oclusão também pode ser causada pela descalcificação, os dentes devem ter uma coloração amarelo alaranjado como sinal de saúde, dentes com outra coloração podem se um sinal de deficiência de cálcio.





Dentes normais de uma chinchila devem ser assim.




TRICOFAGIA

Tricofagia é quando a chinchila arranca e come o próprio pelo ou o de outra chinchila.
É causado por vário fatores, como stress, falta de banho, medo, morte de algum parente na família, saudades, presença de algum outro animal, barulho, parto, prenhez, aborto, falta de atenção, falta de passeios e brincadeiras, falta de vitaminas, mudança de ambiente, lactação, gaiola pequena, calor e até mesmo por genética.
Para se curar uma chinchila tricofágica, é necessário descobrir a causa da tricofagia e trata-la.
Leve a ao veterinário e tente descobrir a causa da tricofagia.

Veja se ela não tem nenhuma carência de vitamina, principalmente ferro, veja se ela está sendo alimentada adequadamente, na quantia certa, e em alguns casos são necessários suplementos vitamínicos.

Caso ela tenha sofrido um aborto ou algum parente da família morreu, é indicado um calmante natural, que é vinagre de maçã, e pode ser colocado na água uma colher de chá no bebedouro durante cerca de 10 dias (lembre- se de consultar um veterinário antes).

Sempre dê banho á ela todos os dias.

Algumas fêmeas começam a comer pelo durante a gestação, parto e lactação, sempre dê bastante alfafa e suplementos vitamínicos, principalmente cálcio, além de dar uma dose a mais de ração.

Observe se a chinchila está num ambiente adequado, arejado, tranqüilo, em uma gaiola de tamanho ideal para o número de animais nela mantidos além de  fresco.

Verifique se há barulhos estridentes, cães latindo, presença de gatos e outros animais que possam estressar a chinchila.

Pode se ocorrer por alguma privação de algum passeio que antes era frequente ou a falta atividades na gaiola.

Ás vezes também pode ocorrer pelo desmamamento do filhote e deixa-lo ao lado da mãe em gaiolas separadas.



Mudanças de ambiente, gaiola ou parceiros, sem a ambientação pode desencadear o stress.


Caso nenhum dos casos se encaixe sua chinchila pode sofrer de tricofagia genética, então tente sempre estar brincando, passeando e distraindo ela, para que ela não se preocupe em roer pelos.






FUNGOS.


Normalmente eles atacam quando o sistema imunológico da chinchila está baixo, normalmente ficam no ar e quando o sistema imunológico dela está baixo atacam. Também é comum quando a chinchila se molha, e não é seca, pois pelo fato do pelo dela ser muito denso e os fios muito finos, quando não é seco por completo pode se tornarem fungos.O fungo pode atacar de duas formas, quebrando os fios (que pode ser confundido com tricofagia) ou fazendo os cair. Eles são identificados quando a pele está vermelha e com caspas, que quando o pelo é puxado cai com facilidade, muitas vezes surgem crostas sanguinolentas no couro e orelhas do animal.O tratamento não é difícil, porém um pouco demorado, passa se um spray na área afetada, e juntamente se trata a causa dos fungos, como suplementos alimentares, aumento da quantidade de ração, evitar o stress, e tomar cuidado para não molha-la novamente, e tornar o ambiente menos úmido possível.






DIARREIA.



Quando as fezes do animal não estão normal, as fezes do animal devem ter uma coloração castanho-escuras e deve estar firme, caso elas estejam claras e moles, sua chinchila deve estar com diarreia, caso ela esteja, suspenda toda a alimentação por 24 horas, (principalmente se você tenha dado á ela algum petisco diferente ou mudado sua ração) e depois volte apenas com a ração e a alfafa, caso o problema continuar leve a ao veterinário, pois pode ser um problema mais sério, como uma infecção parasitária, com a necessidade de antibióticos.



CONJUNTIVITE

A chinchila fica com um ou os dois olhos fechados, ou com secreção, é transmissível, e deve ser tratado o mais rápido possível para evitar a cegueira.


ESTRESSE CALÓRICO

Acontece quando a chinchila não suporta o calor, podendo acontecer convulsões ou desmaio, e até mesmo a morte do animal. Nos dias muito quentes é sempre bom ter um ventilador, ou até mesmo um ar condicionado, levando em consideração não a temperatura, mas, a sensação térmica. Para evitar você pode colocar uma garrafa Pet congelada na gaiola, pedras resfriadoras, um piso de mármore, circuladores e gaiolas térmicas. Caso ela desmaie, entre em contato com o veterinário e tente resfria-lá o mais rápido possível, ponha ela em cima do piso, ou perto do ventilador, você pode até molhar um pouco as patas ou orelhas, mas não a molhe totalmente, e apesar de algumas pessoas aconselharem a coloca-la na geladeira, é um método desaconselhável, pois pode causar hipotermia.


ABORTO

Acontece quando a fêmea expulsa o filhote antes do fim da gestação, sendo causado por vários motivos, como por exemplo, falta de vitaminas, má alimentação, quedas, sustos, calor excessivo, mistura de dois genes incompatíveis, algumas doenças durante a gravidez, e até mesmo uma forma errada de pegar a chinchila, ou apalpa-la para sentir os filhotes.

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL

Acontece quando o animal não está defecando normalmente, normalmente as fezes se tornam menores, é aconselhado dar uma ameixa seca para ela, pois ajuda o intestino a voltar ao seu ritmo normal, e sempre dar diariamente alfafa (preferencialmente em rama) para o bom funcionamento do intestino. Caso ela continue constipada, mesmo após a ameixa procure um veterinário.


FLATULÊNCIA

Lembrando uma convulsão, o animal perde o apetite e se arrasta com a barriga no chão.

 GIARDÍASE

Pode ser diagnosticado somente por exame de fezes, onde as fezes ficam cobertas por muco e o animal perde o apetite, é transmitido pela água contaminada e pelas fezes.

PEDRAS NA VESÍCULA URINARIA

O animal tem febre, tricofagia, dificuldade ao urinar, sente dores e a urina com uma cor avermelhada, pode ser diagnosticado por Raio-X  ou Ultrassonografia e são somente retirados por cirurgias.

CONVULSÕES

Levam até quinze minutos e são ocasionadas por vários motivos, excesso de atividade, fadiga física e emocional, falta de nutrientes e falta de alimentação. É bom consultar um veterinário, pois a convulsão pode estar mascarando algum outro problema. Adicionalmente, pode-se fornecer uma suplementação de vitaminas e cálcio para o animal. Procure mantê-lo tranquilo.



terça-feira, 24 de junho de 2014

Antes de comprar uma chinchila

Bem, antes de se comprar uma chinchila há muitas coisas á se levar em conta.
Primeiramente, você deve ter certeza de que é o animal ideal para você, é necessário que eles se adaptem á sua rotina e personalidade, leve em conta que é um animal que precisa de amor e carinho, eles vivem de 10 á 20 anos então você terá de cuida-lo por todo este período.
Leve em consideração os gastos e quantas chinchilas ter, Elas podem viver sozinhas, mas se você tiver duas elas podem se fazer companhia.
As chinchilas não são bons animais de estimação para pessoas alérgicas por terem pelos muito finos, nem para crianças pequenas pois precisam de um manuseio delicado.
Além do fato de serem animais noturnos então se você saí muito á noite pode não ser um bom animal para você.


ESCOLHA

Ao escolher sua chinchila certifique-se que ela esteja sadia e leve em consideração:

Que os olhos dela estejam brilhantes e sem secreções, o pelo limpo e sedoso, sem sinais de tricofagia ou fungos, que ela seja ativa mas não agressiva e um criador de confiança que possa lhe oferecer informações sempre que necessário.

Lembre-se de adquirir antes todos os objetos necessários para a sua chinchila como a gaiola, bebedouro, comedouro, ração, serragem e etc...

É importante sempre ter mais de uma gaiola (caso você tenha mais de uma chinchila) para adaptação, e caso você precise separa-las. E ter certeza que a chinchila que você irá comprar está saudável e não apresenta nenhum risco de saúde, seja a sua primeira chinchila, ou não (para não transmitir nenhuma doença para sua chichila saudável, prevenindo-a).



quinta-feira, 19 de junho de 2014

Tipos de Chinchila:Genética e Cores



As chinchilas possuem vários tipos de cores e mutações, que variam muito e podem demorar de um ano e meio á dois anos para se definirem, então se você pretende ter uma chinchila de alguma cor definida, informe-se das cores e genéticas da mãe e do pai.



STANDARD.

É a cor natural das chinchilas, possuindo a pelagem com diferentes tons de cinza, mais escuro na parte superior do dorso, e a barriga branca. Como algumas chinchilas possuem tons de cinza muito escuro podem ser confundidas com a black velvet, porém a diferença está na capa e nas "luvinhas" que no standard não estão presentes. Quando uma standard é muito escura alguns criadores a chamam de black standard. Algumas standard nascem com uma coloração marrom, sendo chamado de ciannamon (canela), mas geralmente se perde esta tonalidade por volta dos seis meses de idade.



BEGE.

É mais comum entre as chinchilas de estimação, tendo seus primeiros registros em criações. Há dois tipos de chinchilas bege, a homobege e a heterobege.

Homobege.

As chinchilas homobege tendem a ter a coloração mais clara, em um tom champanhe, os olhos vermelhos claros e brilhantes, e as orelhas completamente rosadas.



Heterobege.

Assim como as homobeges, possuem a barriga branca, porém, devido a presença do gene standard, apresentam-se em tonalidades mais escuras de bege. Os olhos são vermelho escuros e a olho nu podem ser confundidos por marrons. As vezes, possuem manchas cinzas nas orelhas.




TOV (Touch of Velvet - Toque de Veludo)

Há vários tipos de TOV. Nunca cruze duas chinchilas portadoras do gene TOV devido ao gene letal que carregam, assim como os brancos, quando há manifestação do gene letal, os filhotes morrem em fase de desenvolvimento ainda no útero da mãe e são reabsorvidos pelo organismo da mãe, ou morrem horas após do parto.

BLACK VELVET.

Possui um véu negro, que se assemelha ao veludo, por isso o nome (touch of velvet, ou seja toque de veludo). O véu vai do rosto, passando pelas costas até a base da cauda. Nas laterais encontramos tons variados de cinza. Assim como as Standards, possuem a barriga branca, com as delimitações bem definidas.
Possui manchas negras nas patas dianteiras, denominadas "luvinhas". Os olhos são pretos e as orelhas cinzas ou pretas. Os machos costumam a ser bons reprodutores, já as fêmeas não costumam ter boa fama neste quesito.



BROWN VELVET.
Também possuem uma capa, porém ao invés de negra esta é marrom médio á escuro, a lateral do corpo é bege e a barriga branca, possuem "luvinhas" e as orelhas são rosas podendo apresentar algumas manchas cinzas e assim como nas chinchilas heterobeges possuem olhos vermelhos escuros. Possui uma característica peculiar, em certa fase de seu crescimento sua pelagem fica tão clara que se não for diferenciada pela pelagem mais alta na cabeça e pelas "luvinhas", diríamos que se trata de um heterobege comum.




BLOND VELVET.

Apresentam a barriga branca, e o restante do corpo bege, possuindo tons de bege mais suave e clara (Cappuccino), os olhos são vermelhos claros e brilhantes e as orelhas são completamente rosas.



PINK WHITE.

Há dois tipos de Pink White, homobeges ou heterobeges, ambas possuem olhos vermelhos e orelhas rosas, porém a homobege deve ser toda branca, sem apresentar nenhuma mancha bege pelo corpo e possuir olhos vermelhos mais claros, enquanto a heterobege possuem olhos vermelhos mais escuros e podem apresentar
sardas nas orelhas ou manchas beges no pelo.



MOSAICOS.

Normalmente tem o pelo na maior parte branco com apenas algumas manchas de outras cores, porém também pode ser encontrada com os pelos todos de outras cores e somente algumas manchas brancas. Chinchilas mosaicos são aquelas que possuem o pelo de cores mescladas.



















TAN
Tem todo o corpo com a mesma coloração variando do bege ao chocolate,e são classificados em: Light Tan, Mediun Tan, Dark Tan e chocolate. Alguns criadores não reconhecem a cor Chocolate e dizem que trata-se de um Darck Tan bem escuro. Possuem olhos vermelhos (tanto claro quanto escuro), também possuem "luvinhas" e como a cor varia muito ao passar dos meses, a cor só se torna fixa a partir dos dois anos de idade, que normalmente é aquela dos primeiros dias de vida.






EBONY

As chinchilas Ebony possuem variações de preto por todo o corpo, possuem olhos pretos e orelhas variando de cinza a preto, podem ser classificadas em:

Light Ebony, tem um tom mais claro, lembrando uma standard porém com a bariga cinza clara.

Medium Ebony, tem os tons médios, lembrando a Black Velvet sem a pelagem alta e as luvas, porém apresenta a barriga cinza escura.

Dark Ebony, tom escuro possui ma barriga grafite ou preta e as laterais cinza.

Homoebony, possui a pelagem totalmente cinza sem nenhum resíduo de cinza ou branco, possui os olhos pretos e orelhas variando de cinza a preto.



VIOLETA

Possui uma pelagem se um cinza uniforme, a barriga é branca e dependendo da iluminação os reflexos de sua pelagem pode ter tonalidade violeta. É uma das mutações mais raras.




SAFIRA
Possui coloração cinza claro com um toque azulado por todo o corpo, exceto na barriga, que é inteiramente branca. Olhos pretos e orelhas cinzas. A chinchila Safira é semelhante a Violeta no que se refere a ausência de pelos pretos sobre a pele. A diferença entre as duas está na tonalidade de cinza. A violeta tende mais para o lilás, e a safira para o azul.



BLUE DIAMOND

É uma das últimas especies de chinchila descoberta, é uma combinação entre os genes violeta, safira e bege, tornado o mais difícil de encontrar pois os pais teriam de ter mais de um gene recessivo.


E aí se animou para ter uma chinchila??

terça-feira, 17 de junho de 2014

Banho e Higiene

Bom dia, hoje vou falar sobre a higiene e o banho da chinchila.
Bem, as chinchilas costumam a ser bem limpas e não costumam a emitir muitos odores (desde que a serragem seja tocada com frequência), a gaiola deve ser forrada e trocada em média uma vez por semana (se você só tiver uma chinchila). Você pode forrar a gaiola com serragem, areia higiênica para roedores (ou até mesmo para gatos) ou granulado orgânico (de espiga de milho ou celulose).




Evite o jornal pois pode conter chumbo e intoxicar sua chinchila, evite também serragem com tratamento químico para cupins e outras pragas, evite também que a serragem contenha mofo ou pedaços de pinus pontiagudos que podem ferir sua chinchila. Nunca compre serragens de procedência duvidosa, pois pode conter parafusos, pedaços de caneta, pregos ou plásticos.
Se ao trocar a serragem você notar que sua chinchila ficou quieta, ou perdeu o apetite troque imediatamente a serragem e entre em contato com o fornecedor pois ela pode estar sendo intoxicada por algum produto químico na serragem.
Você deve lavar a gaiola no minimo 1 vez por mês junto com os comedouros e brinquedos de sua chinchila.
O habito de roer evita o mau hálito e também a má oclusão dos dentes então sempre dê coisas para ela roer.





A hora do banho é uma hora muito divertida e agradável, tanto para você quanto para ela.
Para o banho você deve utilizar uma areia própria para o banho de chinchila, você não pode utilizar água pois pelo fato do pelo da chinchila ser muito denso, ele não secará direito e irá criar fungos, deixando assim sua chinchila doente. Durante o banho você deve colocar o pó em um pote e logo ela estará se banhando sozinha, Há quem prefira potes mais fechados para evitar a sujeira.





Na hora do banho tente manter uma rotina de dias e horários pois assim ela ficará super ansiosa na espera do banho.
O banho deve ser dado 2 ou 3 vezes por semana, mas lembre-se que o banho ajuda a sua chinchila a se refrescar, então nos dias mais quentes você pode aumentar a quantidade de banhos. A umidade também ajuda na quantidade de banhos que você deve dar a sua chinchila, caso o lugar seja muito úmido, ou seja um dia muito quente, você pode dar até 2 banhos por dia na sua chinchila.
Caso você perceba alguma alergia como a pata descamando troque a areia de banho (Obs: isso também pode ser resultado da serragem).
Caso a fêmea tenha acabado de parir suspenda o banho por 10 dias.
A seguir coloquei videos de chinchilas tomando banho.























segunda-feira, 16 de junho de 2014

Alimentação

Bom Dia, hoje vou falar da alimentação das chinchilas e como alimenta-las.
Um roedor basicamente herbívoro, na natureza se alimenta principalmente de gramíneas, sementes, folhas, frutas de pequenos arbustos, cactos, e na escassez destes ela também se alimentava de pequenos insetos.
Após começarem a criar elas em cativeiro eles criaram rações baseadas na necessidade de vitaminas delas e criaram uma dieta especial para ela.
Você deve dar ração própria para chinchilas, mais algum suplemento, alfafa, maçã desidratada, frutas secas e etc...
Primeiramente você deve dar a ela a ração que deve ser peletizada (em forma de pellets). Não dê rações que contenham grãos de milho, amendoim ou sementes de girassol, pois não são recomendados para chinchilas.Ao comprar a ração certifique-se se esta está dentro do prazo de validade e adequada para consumo, e não armazene-a em locais úmidos para evitar a criação de fungos.
Dê a ela de 30g a 40g de ração por dia, não dê a mais para que ela não fique obesa.
Caso você queira trocar a ração vá misturando aos poucos com a antiga e assim trocando gradativamente.
O consumo médio de ração de uma chinchila adulta é de 1 Kg de ração ao mês.




Você também deve oferecer a ela alfafa que supre suas necessidades em fibras e é essencial para as chinchilas.Ela pose ser encontrada em ramos ou em cubos, dê preferencia á alfafa em cubos pois ajuda a desgastar os dentes e evita a má oclusão.






Você também deve dar á sua chinchila petiscos que elas adoram como maçã desidratada, uva passa, frutas cristalizadas e etc.. Mas não exagere pois pode causar problemas para ela, como, por exemplo, obesidade, caries, diarreia e até doenças no figado.Evite também dar estes petiscos para chinchilas com menos de 4 meses de idade.






A água deve ser potável e estar sempre á disposição de sua chinchila, em bebedouros do lado de fora da gaiola (como os de hamster) e é recomendado a troca diária.






Você também deve dar um suplemento alimentar para complementar a alimentação de chinchila, dando em dias alternados uma colher de suplemento alimentar que pode ser encontrado pronto ou você pode fazer em casa.
O suplemento alimentar é muito importante na dieta de chinchilas debilitadas, casais em reprodução, fêmeas gestantes e após o parto.





domingo, 15 de junho de 2014

APRESENTAÇÃO

Olá, sou beladantas e criei este blog para mostrar tudo que é necessário para ter uma chinchila, alimentação, habitat, banho e por aí vai... Também vou postar algumas curiosidades sobre elas e vou tentar sempre melhorar, então se você ver algo que está errado ou que não concorda, avise e avalie como bom ou mal as postagens, e tente sempre que possível comentar, sendo comentários positivos ou negativos para que eu possa me aperfeiçoar, mas lembre-se de nunca colocar comentários ofensivos ou xingamentos. Eu tenho uma chinchila e o nome dela é Lola (em homenagem ao meu gato Charlie kkkk). Então...acho que é só isso. :-)